The Five-Minutes-People

Estou convicta de que você conhece o tipo: uma pessoa aparentemente normal, e de fato normal em sua essência, mas que em determinadas situações se torna explosiva, gritalhona, agitada e impaciente. Nós costumamos chamar esses chiliques de “acessos de 5 minutos”, e é uma expressão justa essa, porque a fúria insandecida só dura isso mesmo: 5 minutos. Há muitos desses 5 minutos nas reuniões familiares, nos escritórios, bancos e engarrafamenos mundo afora, e é importante não confundir um 5-minutes-person com um cachorro louco, um agressor ou até um serial killer pois esses últimos eventualmente precisarão ser trancados, enquanto os 5MP só precisam de compreensão e apoio. Sim, apoio.
Tente pensar num 5-minutes-person como alguém completamente doce, que deseja a paz mundial e o céu para as criancinhas, mas que teve a infelicidade de nascer com uma espécie de chinezinho dentro da cabeça. Um chinezinho e um bumbo, mais precisamente. Imagine que esse chinezinho dorme, tranquilo, na maior parte do tempo, mas que de vez em quando algum evento desagradável o faz acordar e tocar o bumbo alucinadamente. Imaginem, senhoras e senhores, um bumbo chinês sendo tocado dentro de vossas cabeças. Vocês também não ficariam vermelhos, intransigentes, apocalípticos, dramáticos, expansivos? Sim, eu vos respondo. Felizmente, o chinês toca o bumbo por pouco tempo. Justamente: por 5 minutos. Depois disso, ele deixa que a voz da razão se reinstale e analise a situação com tranquilidade. Se até este momento você se identificou e chegou à conclusão que há um 5MP em sua vida, seus problemas acabaram: ofereço uma lista de dicas de como lidar com os 5-minutes-people, de maneira a neutralizar o chinezinho o máximo possível e tocar a existência suavemente. Saiba que os 5MP veem tudo vermelho, eles sentem vontade de trucidar uma pessoa mas depois podem comer maçã do amor à luz do sol. Para que você de fato chegue inteiro à parte da maçã do amor, é assim ó:

1 – Não faça coisas burras em hipótese alguma.
2 – Não seja lento em nenhuma situação.
3 – Numa discussão, não insista no mesmo argumento várias vezes, sobretudo se ele já tiver sido rebatido pelo 5MP. Isso é ser burro e lento ao mesmo tempo.
4 – Não faça coisas sem sentido.
5 – Não ignore as instruções.
6 – Se der mancada, não tente puxar assunto antes de pedir desculpas explicita e humildemente. Mas não implore, que abnegação demais irrita.
7 – Não defenda um desafeto do 5MP. Nunca, jamais.
8 – Não tente ser engraçado, apenas seja engraçado.
9 – Em não sendo engraçado, seja educado.
10 – Se não puder ser educado, obedeça estritamente as dicas anteriores.

De nada e seja feliz.

Anúncios

10 Respostas

  1. Tenho certeza de que esse pequeno tutorial ainda há de salvar a minha vida.

  2. Tava com saudade da sua sagacidade, bem-vinda devolta. (Comentario de quem nunca comentou antes, mas acompanhava e adora o ateaquitudobem)

    Sou uma 5 MP, e as dicas sao precisas. Vou enviar pros meus maiores causadores de 5 MP, embora seja impossivel pra maioria deles segui-las.

    • oun. brigada!!

      não sei a quantas eu consigo manter este, mas vou tentar =)

  3. IMPRIMIR URGENTE COLAR POR TODO MEU AMBIENTE DE TRABALHO LOUVAR AGRADECER ILUMINADA ALINE VIVER FELIZ OBRIGADO

  4. Já nos favoritos, o texto e o blog. E para o segundo, vida bem longa, ou melhor, tão longa quanto possível.

    Beijos

    • vou fazer o possível!

      gros bisous et merci bcp

  5. Putz! Só hoje que soube do novo blog.
    Legal! Beijos, com saudade.

    • Ah, mas ele tá indo devagarzinho, sem pressa nenhuma mesmo…
      Beijos, Sil =)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s